terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Sobre as coisas que eu não te disse - um texto de dia das mães.

 Mãe, nesses tantos anos de convivência foram tantas conversas, palavras ditas, coisas boas e não tão boas assim. 

É engraçado que depois de adulta passamos a pensar mais nas coisas que não falamos, parece que o tempo passa mais rápido, como se tivesse acabando mesmo sabendo que ainda há tanto tempo. 

 Eu nunca disse que tenho uma angústia constante cultivada no fundo do peito por saber que jamais serei capaz de te agradecer o suficiente. E que não haverá vocabulário de afeto suficiente para dizer tudo o que eu precisaria te dizer. Nem abraços suficientes para te entregar o que tem aqui dentro. Nem pedidos de desculpas suficientes por todas essas bobagens ao longo de tantos anos.

 Eu nunca te disse que nesses últimos meses, após ter saído de casa, que eu penso em você todas as noites antes de dormir, e por alguns minutos eu desejo tê-la por perto. Pois nada e nem ninguém substitui o carinho de mãe. Sua presença, mesmo que em pensamento afastam meus fantasmas contemporâneo (trabalho, cansaço, dinheiro, relacionamento).

  Eu nunca te disse que tento imitar suas receitas, seus temperos e seu jeitinho de arrumar a casa. Mas parece que nada, absolutamente nada fica tão bom como o seu.

 Eu nunca te disse que quando como algo gostoso, logo penso em você. Penso em como você ia gostar daquilo, e fico planejando o dia que vou poder levar pra você experimentar. Mesmo esse dia nunca chegando. 

 Eu nunca disse o quanto você tinha razão em absolutamente tudo, sobre amizades, relacionamento e vida adulta. Penso em quanto tempo eu perdi querendo te provar que eu sabia de tudo, mesmo não sabendo de nada. 

 Eu nunca te disse o quanto você fica linda de vermelho. E como seu cabelo preto combina com a cor da sua pele. 

 Eu nunca te disse o quanto você fez seu trabalho de mãe tão bem. E que quando eu digo "tenho medo de ter filhos", na verdade eu queria dizer "tenho medo de falhar" pois eu tenho medo de não conseguir ser tudo o que você é. 

 A verdade é que eu nunca vou conseguir dizer tudo. E talvez essa seja a maior prova do quanto você é maravilhosa, pois você criou em mim uma coisa que ultrapassa o poder das palavras, dos abraços, olhares e toques. Mas acho que hoje eu só quero que você saiba mãe, que você se fez tão grande, tão imensa, tão gigante que, qualquer coisa que te diga vai ser sempre pouco. E mesmo assim, eu faço questão de dizer: Eu te amo, me desculpe e obrigada por absolutamente tudo. 

Pra sempre. 


(TEXTO DE 12 DE MAIO DE 2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário