terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Copo meio cheio ou meio vazio?


Outro dia, no banheiro do shopping enquanto lavava as mãos ouvi a conversa de duas amigas que acabavam de sair do cinema. Uma estava suspirando pelo filme, uma comédia romântica, e a outra estava emburrada com cara de Megacritica (adoro criar palavras). A garota com cara de Megacritica reclamava dizendo que perdeu duas horas da vida dela, "gosto de filme cabeça" dizia. A outra garota dizia que gostava de ir ao cinema para se divertir e não para pensar. Sequei minhas mãos e sai, afinal não ia ficar ouvindo as duas pra sempre. 

O fato é que fiquei pensando: porque a gente tem essa mania de criar rivalidade entre as coisas? Podem reparar, é o tempo todo "isso" ou "aquilo". Você gosta de filme romântico ou terror? Ouve rock ou sertanejo? Ficar ou namorar? Praia ou campo? Humanas ou exatas? Suco ou refrigerante? 

Parece que o tempo todo temos que carregar uma caneta no bolso para a qualquer momento marcar um X em uma opção. 

Uma vez na escola com dez anos me perguntaram se eu gostava de garotos loiros ou morenos, me senti encurralada, aquele "ou" significava que eu poderia escolher apenas uma opção. E aos dez anos costumava levar bem a serio minhas decisões. Escolhi loiro porque tinha uma paixonite pelo loirinho da sala ao lado e pelo DiCaprio. 

Sem querer fazer drama, passei um bom tempo achando que as coisas eram dessa forma. Mais tarde tive uma paixonite por um moreno e passei a entender que tudo bem você ter outros gostos. 

Ultimamente tenho aprendido muito sobre isso, essa coisa de ser menos radical e mais flexível.

Fiquei com uma vontade enorme de se intrometer na conversa das garotas e explicar para garota Megacritica que comédia romântica é legal, mas que talvez a que ela assistiu não era tão legal assim. E para garota Suspirante que "filmes cabeças" são bons, ela só deve escolher um assunto que a agrade.

 E com tantas opções existentes é um desperdício marcar X em uma única opção, como se a vida fosse um vestibular. Acho que escolher categoricamente entre ficar ou namorar, loiro ou moreno, cachorro ou gato é um empobrecimento da vida. A gente muda, nossos gostos variam e felizmente nossas ideias não são fixas. 

Porque afinal, na verdade o copo não está meio cheio ou meio vazio. Ele está meio cheio E meio vazio - de suco ou refrigerante, o que você preferir dependendo do dia. E tudo bem, porque a vida é cheia de opções e você está livre para escolher todas elas...


(TEXTO DE 17 DE AGOSTO DE 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário